Apresentação

A Divisão de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – DCT – é o braço científico da Diretoria de Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Viçosa – DTI. Sua função é o apoio aos pesquisadores em sua necessidade de tecnologia da informação. Para isso, conta com um Cluster de computadores de Alto Desempenho da SGI – Silicon Graphics International.

Cluster

É um equipamento para Processamento de Alto Desempenho por processamento paralelo destinado ao processamento científico e ao desenvolvimento tecnológico. O processamento paralelo, também chamado de processamento concorrente ou processamento distribuído, refere-se ao processamento simultâneo por vários processadores ou, distribuído por vários processadores. É uma arquitetura que visa reduzir o tempo de processamento para tarefas que demandem muitas horas, muitos dias ou muitos meses quando processados em um ou poucos processadores.

Um cluster corresponde a vários computadores (chamados nós) contendo vários processadores, todos interconectados em rede de altíssima velocidade para processamento paralelo com compartilhamento de recursos. O tempo de processamento (walltime ou tempo de parede) é reduzido a uma fração do tempo que seria necessário para o processamento realizado por um único processador – monoprocessado. Isso ocorre porque cada processador assume uma fração do trabalho.

Inicialmente, o uso do cluster far-se-á com mínimo de regulamentação. As regras virão gradualmente para a otimização de seu uso. A abertura de conta é o primeiro passo para sua utilização.

Backups (cópias de arquivos) dos usuários não são efetuadas. Assim, cada usuário deve tomar suas precauções para a segurança de seus dados com relação a perdas acidentais.

Objetivos

Planejar, implementar e desenvolver laboratório de processamento de alto desempenho, em prol da comunidade acadêmico-científica, para o desenvolvimento de pesquisas científicas e tecnológicas de alto nível, na busca da inserção da UFV no rol das principais instituições de pesquisa, em todas as esferas (regional, nacional e internacional).

Macroatividades

Supervisionar e controlar os softwares e hardwares alocados na divisão, com a avaliação do desempenho e da utilização desses recursos; coordenar, no seu âmbito de atuação, as atividades de equipes científicas multidisciplinares; participar do processo de negociação, bem como coordenar e supervisionar a execução de programas e projetos de cooperação e parcerias provenientes de acordos, convênios e congêneres, no seu campo de atuação; realizar estudos para a avaliação e aquisição de ferramentas de apoio à programação e desenvolvimento de sistemas científicos; atuar em outras atividades pertinentes à respectiva área de competência.

 

Localização

Universidade Federal de Viçosa  – Campus Viçosa
Departamento de Tecnologia da Informação
Prédio Professor Fábio Ribeiro Gomes – Térreo
Avenida Peter Henry Rolfs, S/N
Viçosa, MG
36570-000

Equipe de Desenvolvimento Web/UFV - 2014 - Mantido com Wordpress